Pasta do Governo de MS atua no planejamento de despesas

SAD atua no ajuste de despesas do Governo de MS
Pasta do Governo de MS atua no planejamento de despesas / Foto: Frederico Felini e Marcus. (Divulgação)

A SAD (Secretaria de Estado de Administração) tem atuado no planejamento e ajuste de despesas do Governo de Mato Grosso do Sul, estabelecido por decreto do governador Eduardo Riedel (PSDB).

A pasta é administrada por Frederico Felini, que tem foco em soluções eficientes e inovadoras, além de valorizar novos talentos e abrir espaço para profissionais que contribuem com resultados concretos para a gestão pública.

Na secretaria, dois colaboradores têm se destacado, sendo a assessora Keila Fernandes Jara e o servidor Marcus Vinicius Muller Miranda.

Com mais de 200 horas de capacitação entre 2023 e 2024 sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21), Marcus contribui diretamente para licitações de grande porte, atuando com ênfase no planejamento das contratações, bem como na gestão e fiscalização de contratos — áreas estratégicas para a eficiência administrativa e a correta aplicação dos recursos públicos.

No segundo semestre de 2024, o colaborador foi aprovado no 41º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e concluiu o Trabalho de Conclusão de Curso, que teve o tema “A Nova Lei de Licitações e a Modalidade Diálogo Competitivo”, assunto diretamente ligado à sua atuação na SAD.

Projetos premiados
A Secretaria de Estado de Administração já teve diversos projetos de seus servidores reconhecidos e premiados.

Na edição passada, Marcus inscreveu o projeto “Captação de águas pluviais: Um mecanismo de economicidade e sustentabilidade estrutural da Administração do Estado de Mato Grosso do Sul”, em parceria com as servidoras Priscila Santos e Jéssica Viana.

Assim, a iniciativa conquistou o 2º lugar na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis. “Participar do prêmio foi uma experiência enriquecedora e gratificante. A oportunidade de desenvolver um projeto que promove a captação de água da chuva nos órgãos públicos foi motivada pelo incentivo da minha coordenadora, que sempre acreditou no potencial das nossas ideias para trazer melhorias ao serviço público”, disse.