Instituto Nacional de Meteorologia emitiu 3 alertas para o Estado, entre eles, alerta vermelho, de grande perigo, para 25 cidades com umidade de 12%

Baixa umidade do ar deixa cidades de MS sob alertas de perigo e risco à saúde
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu 3 alertas para o Estado, entre eles, alerta vermelho, de grande perigo, para 25 cidades com umidade de 12% / Foto: Imagem ilustrativa. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Um dos três avisos emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (15) coloca todas as cidades de Mato Grosso do Sul sob perigo, devido aos baixos índices de umidade do ar. A situação é mais crítica em 24 municípios, que estão sob alerta vermelho, que indica grandes riscos às saúde e aumenta as ocorrências de incêndios.

O aviso vermelho informa que o índice de umidade do ar está em 12%. O alerta para Aquidauana, Corumbá, Coxim, São Gabriel do Oeste e outras 20 cidades, segue até as 17 horas, mas pode ser prorrogado.

Campo Grande e outros 44 município do Estado estão sob alerta laranja – que indica umidade do ar entre 20% e 12%. O aviso do Inmet é válido até as 18 horas desta sexta-feira.

Já o alerta amarelo – que indica índica índice entre 30% e 20% abrange as 79 cidades de Mato Grosso do Sul. Este último aviso segue até as 20 horas.

A principal preocupação é em relação à saude, considerando que o ideal é umidade do ar em 60%. Os baixos índices oferecem riscos de doenças pulmonares, dores de cabeça, desidratação, ressacamento de olhos, boca e pele, além de outras ocorrências.

Os baixos índices de umidade também aumentam a possibilidade de incêndios florestais. Na Capital, nas últimas 24 horas, ao menos duas ocorrências d grandes proporções foram registradas.

O primeiro incêndio foi no antigo aterro sanitário no bairro Jardim Noroeste, área que também pegou fogo há cerca de duas semanas. O segundo teve início na tarde desta sexta-feira (15), em uma área de mata entre a rua Praia Grande e a Avenida Conde de Boa Vista, próximo ao bairro São Conrado.

Instruções:
Beba bastante líquido.
Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).