Os resultados foram consolidados no Painel SAD/MS 2025 – Gestão que transforma, entregas que inspiram, que reúne ações desenvolvidas por diversas áreas da pasta ao longo do ano.
A Secretaria de Estado de Administração (SAD) apresentou o balanço das principais entregas realizadas ao longo de 2025, destacando avanços na modernização da gestão pública, no cuidado com os servidores e no fortalecimento da eficiência administrativa em Mato Grosso do Sul.
Os resultados foram consolidados no Painel SAD/MS 2025 – Gestão que transforma, entregas que inspiram, que reúne ações desenvolvidas por diversas áreas da pasta ao longo do ano.
O evento de encerramento das atividades aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal e reuniu todos os servidores da secretaria, e contou ainda com a apresentação do relatório do Programa de Integridade, desenvolvido em parceira com a CGE (Controladoria-Geral do Estado), e do planejamento estratégico da SAD para os anos 2025 - 2030.
Ao final do evento, o secretário estadual e o secretário-adjunto de Administração, Frederico Felini e Roberto Gurgel, entregaram certificados de reconhecimento às equipes da SAD, destacando os projetos mais relevantes desenvolvidos pela secretaria em 2025.
“Os resultados apresentados reforçam o papel estratégico da SAD na construção de uma administração pública mais moderna, eficiente e orientada às pessoas. As entregas de 2025 refletem planejamento, atuação técnica qualificada e o trabalho conjunto de servidores e equipes comprometidos com a melhoria contínua dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul”, afirmou Felini.
Além das áreas tradicionais de atuação da Administração Pública, a SAD desenvolveu em 2025 projetos inovadores e estratégicos para a gestão pública como o MS Multiplica - programa que reúne o novo programa de estágio do Governo do Estado e a política de sustentabilidade na Administração Pública. Mato Grosso do Sul tornou-se o primeiro estado brasileiro a formalizar a adesão à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e, em menos de seis meses, recebeu o Selo Verde da A3P, evidenciando a efetividade e a maturidade das ações implementadas no âmbito estadual.
Para viabilizar essa transformação, a SAD estruturou e coordenou a criação da Rede Estratégica de Sustentabilidade, responsável por conduzir de forma integrada a implantação da Agenda A3P em toda a administração pública estadual. Esse modelo de governança inovador resultou na instituição da Comissão Gestora Central (CGC) e das Comissões Gestoras Internas (CGIs) em todas as secretarias e autarquias, formalizadas pelo Decreto nº 16.603/2025, assegurando capilaridade, corresponsabilidade e articulação permanente entre os órgãos.
Ao longo de 2025, foi executado o Plano de Ação da A3P, organizado em seis eixos estratégicos — Recursos Naturais, Gestão de Resíduos, Compras e Contratações Sustentáveis, Obras e Manutenção Sustentável, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Sensibilização e Capacitação. O trabalho envolveu diagnóstico institucional, designação de responsáveis técnicos e a incorporação progressiva dos princípios ESG à rotina administrativa, promovendo mudança cultural e aprimoramento da gestão pública.
Outro destaque foi o avanço da Parceria Púbico-Privada de Energia Fotovoltaica, com a conclusão da implantação e interligação de cinco usinas solares no Estado. Atualmente, 917 unidades consumidoras estão cadastradas e efetivamente consumindo energia limpa produzida por essas usinas, reduzindo significativamente o impacto ambiental da Administração Estadual, gerando economia na conta de energia, diminuindo emissões de gases de efeito estufa e fortalecendo a transição para uma matriz energética sustentável.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!