Um oficial militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse à CNN que a aliança viu a tentativa improvisada.

Rússia cobre aeronaves com pneus de carro para protegê-las de drones ucranianos
Imagem de satélite. / Foto: ©2023 Maxar Technologies

As forças russas começaram a cobrir algumas das suas aeronaves de ataque com pneus de carro, o que os especialistas dizem que poderia ser uma tentativa improvisada de protegê-las dos ataques de drones ucranianos.

Imagens de satélite da Base Aérea Maxar de Engels, no interior da Rússia, mostram dois bombardeiros estratégicos Tu-95 com pneus de carro no topo da fuselagem.

A CNN não conseguiu verificar de forma independente por que os pneus foram colocados na aeronave, mas especialistas dizem que poderia ser uma tentativa grosseira não apenas de adicionar outra camada de proteção contra drones ucranianos, mas também de reduzir a visibilidade das aeronaves, especialmente à noite.

A tentativa improvisada pode ter um efeito limitado em termos de mitigação de danos, segundo Francisco Serra-Martins, do fabricante de drones One Way Aerospace, cujos drones têm sido utilizados pelas forças ucranianas.

“Isso pode reduzir a visibilidade térmica para pontos estratégicos de aviação expostos colocados nos pátios de aeródromos, mas eles ainda serão observáveis ​​sob câmeras infravermelhas”, disse ele à CNN.

Steffan Watkins, um consultor de pesquisa de código aberto que rastreia aeronaves e navios, disse que embora a medida “pareça bastante boba”, as forças russas parecem “estar tentando fazer o melhor que podem para blindar os aviões que, de outra forma, seriam alvos fáceis”.

“Se isso funciona depende de qual é a ogiva do míssil/drone”, disse ele, acrescentando que os pneus poderiam ser usados ​​para impedir que a fragmentação de uma explosão aérea acima do avião perfurasse a aeronave.

Um oficial militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse à CNN que a aliança viu a tentativa improvisada.

O responsável falou sob condição de anonimato, uma vez que não estava autorizado a falar com a comunicação social.

“Acreditamos que se destina a proteger contra drones”, disse um oficial militar da Otan à CNN. “Não sabemos se isso terá algum efeito.”