Vídeo mostra o cãozinho vira-lata caramelo sendo atingido por jato de água, o que levou o animal a ser hospitalizado por vários dias antes da adoção.

Rucio Capucha: o cãozinho que se tornou um símbolo dos protestos no Chile
Rucio Capucho é o cãozinho que virou símbolo dos protestos chilenos nos últimos meses. / Foto: Reprodução

No Chile, o “Negro Matapacos” já é um símbolo conhecido. Um cão que ajudou estudantes em 2011 e outras manifestações que tentavam espantar a polícia, além de acompanhá-los nas marchas com seu característico lenço vermelho. Embora o cãozinho preto tenha morrido há alguns anos, ele se tornou um símbolo de protestos em todo o mundo e também ganhou seguidores de 4 patas, como Rucio Capucha.

Agora, em meio aos protestos que assolam o Chile, tornou-se conhecido o “Rucio Capucha”, outro filhote que estava na linha de frente ajudando seus amigos humanos e usando a mesma banda vermelha no pescoço. Rucio, um cachorro de cor dourada, foi batizado após ser visto em várias manifestações perto da Alameda e da Plaza Italia, hoje renomeada como “Plaza de la Dignidad”.

No entanto, no último fim de semana, o animal foi atingido pelo jato de um caminhão que jogava água para dispersar os manifestante e teve uma contusão no pulmão esquerdo.

O cão vira-lata caramelo foi mantido sob os cuidados de um grupo de estudantes de veterinária da Universidade Mayor, VetSOS, que lhe deu os primeiros socorros e o desparasitou. Através de um ultrassom, eles detectaram que o animal tinha um baço maior que o normal e um coração “levemente frouxo”. Além disso, uma de suas pernas estava machucada.

O “Rucio Capucha” foi posteriormente transferido para a Clínica Alemã, onde foi hospitalizado . Lá ele foi hidratado, recebeu anti-inflamatórios e testado. Hoje, o cãozinho está fora de risco, já foi adotado por sua nova família e até ganhou uma conta no Instagram que já coleciona 30 mil seguidores.