Robô Da Vinci faz cirurgias no Ceará; é o 14º do Brasil
Robô Da Vinci faz cirurgia. / Foto: Divulgação

O Ceará teve suas primeiras cirurgias realizadas por robôs. De origem americana, o robô chama-se Da Vinci e foi utilizado em cirurgias de próstata no Hospital Monte Klinikum, de Fortaleza, que adquiriu o equipamento. As duas primeiras cirurgias com o uso do robô tiveram bons resultados. Com apenas quatro horas após o procedimento, os pacientes puderam sentar e andar, recebendo alta no dia seguinte, o que não acontece em cirurgias de grandes incisões, pois provocam dor e demora de recuperação no pós-operatório.

A tecnologia por robótica está em desenvolvimento há oito anos e chegou ao Brasil há dois anos. Hospitais de referência no Brasil como o Sírio-Libanês, Einstein, 9 de Julho e Samaritano já utilizam a tecnologia, que chegou ao Brasil há dois anos.

O robô que veio para o Ceará é o 14º do Brasil e o primeiro do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O robô Da Vinci permite que as cirurgias sejam feitas através de pequenas incisões, que são menos invasivas. Ele utiliza um sistema óptico com tecnologia 3D e imagem em HD, que permite um aumento de 20 vezes o tamanho natural, permitindo que o cirurgião tenha movimentos mais precisos.