O senador Omar Aziz apresentou relatório favorável à recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República, destacando sua atuação técnica e apartidária. A sabatina ocorrerá em breve.

Recondução de Gonet para segundo mandato recebe parecer favorável
O PGR, Paulo Gonet, deverá ser reconduzido ao cargo.

Aziz apresentou relatório favorável à ocupação da PGR por Gonet em um segundo mandato. Ele foi reconduzido no final de abril pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ocupar o cargo nos próximos dois anos.

O relator da recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República(PGR), senador governista Omar Aziz (PSD-AM), leu o parecer da indicação na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado nesta manhã. A sabatina e a votação de Gonet devem ocorrer no próximo dia 12. A data da apreciação do nome de Gonet pelo plenário do Senado, no entanto, ainda não foi definida pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre(União-AP).

Aziz apresentou relatório favorável à ocupação da PGR por Gonet em um segundo mandato. Ele foi reconduzido no final de abril pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ocupar o cargo nos próximos dois anos.

No documento, o relator ressaltou a “atuação apartidária e técnica” do chefe do Ministério Público no julgamento de participantes e de lideranças da trama golpista que culminou nos atos antidemocráticos em 8 de janeiro de 2023.

 

 
Bolsonaristas
“Destaca-se, ainda, a atuação técnica em centenas de ações penais e acordos de não persecução, inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à Democracia ocorrido no país, conforme já reconhecido em variadas condenações proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, registrou Aziz no parecer.

Mesmo tendo ocupado a chefia da PGR nos últimos dois anos, Gonet precisará passar por uma nova sabatina na CCJ do Senado, ser aprovado pela maioria simples dos parlamentares do colegiado e, posteriormente, ser chancelado por ao menos 41 senadores no Plenário da Casa.

Desta vez, o PGR não deve repetir o placar da aprovação que teve na sua primeira indicação para a posição. Gonet deve enfrentar mais resistência da ala bolsonarista no Senado.