Funtrab passou 90 dias fazendo atendimentos emergenciais na unidade após romper convênio com a prefeitura

Quatro meses após impasse, Casa do Trabalhador normaliza o atendimento

Quatro meses após o impasse com a prefeitura que provocou o fechamento da Casa do Trabalhador e causou transtorno e prejuízo aos trabalhadores da cidade e da região, a unidade da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, está sendo reinaugurada hoje (26).

Localizada na Avenida Weimar Gonçalves, no centro, a unidade fechou as portas no dia 30 de junho com a alegação de que passaria por melhorias e seria reaberta uma semana depois, o que não aconteceu. Pelo menos 200 pessoas eram atendidas todos os dias no local.

Em julho, o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, culpou a prefeitura pelo fechamento. Segundo ele, o município não cumpriu o convênio assinado com a fundação para fornecer servidores. A prefeitura disponibilizava três funcionários para a unidade, mas a Funtrab pediu mais 11. Como não foi atendida, a fundação teve de suspender o atendimento até selecionar e treinar a equipe própria.

Por várias semanas os trabalhadores ficaram sem poder tirar a carteira de trabalho, dar entrada no seguro-desemprego e ter acesso ao microcrédito.

Em agosto a Funtrab começou a fazer atendimentos emergenciais, duas vezes na semana, com equipes de Campo Grande. A prefeitura também fez atendimentos emergenciais, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho.

A partir de hoje, segundo a assessoria da Funtrab, o atendimento volta à normalidade. Durante os três meses de serviço emergencial, pelo menos cinco mil atendimentos foram feitos pela Funtrab em Dourados, principalmente encaminhamento às vagas de emprego e habilitação do seguro-desemprego.