A partir daí, o bebé iniciará gradualmente a alimentação complementar, lembrando que o leite materno deve continuar, se possível, a ser a principal (mas não a única) fonte de energia do bebé.

Quando começar a dar papinha para o bebê?

Se você perguntar quando pode dar alimentos sólidos ao seu bebê na consulta com o pediatra, é muito provável que ele diga para esperar até aos 6 meses. Atualmente, esta é a norma que vai de acordo com as indicações da Organização Mundial de Saúde para manter a lactância materna exclusiva até aos 6 meses.

A partir daí, o bebé iniciará gradualmente a alimentação complementar, lembrando que o leite materno deve continuar, se possível, a ser a principal (mas não a única) fonte de energia do bebé.

A melhor época para iniciar alimentação complementar não depende apenas da idade do seu bebé, mas também do grau de desenvolvimento motor que ele já atingiu.

Para iniciar a alimentação sólida, todos os bebés já devem ser capazes de:

Sentar com suporte;

Ter bom controlo da cabeça e pescoço;

Levantar a cabeça quando deitados de barriga para baixo;

Ter o hábito de levar as mãos ou brinquedos à boca;

Mostrar interesse em comida abrindo a boca ou mostrar que não querem comida virando a cabeça e fechando a boca.

Por que esperar para começar a dar papinha para o bebé?

A papinha NUNCA deve ser iniciada antes dos 4 meses de vida. Até lá, o melhor e mais completo alimento é o leite materno, podendo ser usada fórmula infantil em casos especiais (sempre sob orientação médica). Inserir a papinha na alimentação do seu bebê pode apresentar consequências severas:

Iniciar a papinha demasiado cedo pode fazer com que o bebé não obtenha todos os nutrientes necessários na dose adequada;

Aumenta o risco de ter alergias alimentares;

Tem risco de engasgamento porque o bebé não tem coordenação motora suficiente para conseguir engolir podendo aspirar comida para os pulmões;

Presença do reflexo natural de extrusão (até aos 4 a 5 meses) que fará o bebé rejeitar qualquer coisa que você coloque dentro da sua boca. Isso faz com que a tentativa de colocar uma colher para o alimentar seja um momento muito frustrante para você e para o bebé.

Adiar o início da alimentação complementar até aos 5-6 meses diminui as chances de o bebé ter dermatite atópica.

Qual a ordem pela qual devo iniciar as papinhas do bebê?

A ordem pela qual você inicia os alimentos ao bebé é indiferente, contando que você não ofereça os alimentos proibidos de que falaremos abaixo. As papinhas preparadas apenas com farinha de arroz ou de aveia são uma excelente primeira opção. Você pode prepará-las com leite materno, fórmula infantil ou água. Inicialmente, estas papinhas devem ser quase líquidas e, mais tarde, mais espessas.

Alguns alimentos devem ser evitados em todas as crianças com menos de 12 meses:

Leite integral de vaca (prefira iogurtes, queijo)

Frutos secos

Doces (doces de padaria, balas, guloseimas)

Mel

Sal

Açúcar

Sucos (incluindo os naturais feitos só de fruta)

Antigamente, existia muita preocupação com o potencial alergênio de outros alimentos como os ovos, amendoins, frutos secos, peixe. Contudo, os estudos mais recentes indicam que a introdução destes alimentos na dieta do bebê após os 6 meses diminui o risco de alergia.