Quadrilha de falso frete é desarticulada em Dourados

Policiais da DEFRON (Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira) prenderam na tarde desta quinta-feira (25) Ricardo Benites, 48 anos, vulgo Zaza, Douglas dos Santos, 22 anos, o Douguinha, Goan Bussu, 28 anos, o Alemão; Gustavo Batalha, 18 anos, e apreenderam um menor de 16 anos, todos residentes em Dourados, por envolvimento de roubo de caminhão na modalidade “Falso Frete”.

Os investigadores da DEFRON vinham trabalhando nos últimos casos de roubos de caminhões de aluguel ocorrido em Dourados, e ontem receberam a informação de que a quadrilha estava organizando a vinda de mais um caminhão para ser roubado em Dourados e posteriormente levá-lo até o Paraguai onde seria trocado por drogas.

A vítima era um motorista de 64 anos, residente no município de Nova Alvorada, que foi atraído para Dourados com a falsa promessa de transportar máquinas de sorvetes até o Distrito campo-grandense de Anhanduí. O motorista pegou quatro indivíduos na Praça Paraguaia e deslocou-se até a estrada vicinal de Panambi, fundos do bairro Canaã 1, e ali o renderam.

No momento que a vítima seria levado a uma mata próxima os policiais realizaram a abordagem do menor, Douguinha, Alemão e Gustavo Batalha que estavam na posse de uma arma de fogo calibre 22. Na ação Gustavo foi baleado nas nádegas, após efetuar disparo contra os policiais.

Em continuidade as diligencias os policiais identificaram Ricardo (48 anos), o Zaza, interno do presídio semiaberto de Dourados, como o mentor do roubo, e foi realizada buscas na sua cela do estabelecimento penal juntamente com os agentes penitenciários, e localizados dois aparelhos de celulares, e porções de Haxixe e maconha.

Zaza assumiu que contratou o motorista e organizou o roubo por parte dos integrantes que estavam na rua e que iria vender o veículo no Paraguai.

Segundo a Defron, todos têm passagens pela policia por crimes de roubo e tráfico de drogas. Ainda foi constatado que contra Gian, o Alemão, dois mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Santos/SP e São Vicente/SP pelo crime de furto.

Eles foram autuados pelos crimes de associação criminosa, roubo majorado pelo empego de arma; roubo majorado pelo transporte de veículo para outro estado ou para o exterior, roubo majorado pelo concurso de pessoas. Zaza ainda pelo crime de tráfico de drogas, pois ficou constatado que ele comercializava droga dentro do presídio.

O menor foi transferido para Unei Laranja Doce; Gustavo esta internado no Hospital da Vida, e os demais se encontram no 1º DP a disposição da justiça.

A DEFRON e o DOF disponibilizam os números telefônicos 800-647-6300 e 67-3425-1086 para denúncias e informações sobre crimes, considerando o anonimato do denunciante.