Projetos de reforma do HR devem ser entregues dia 30, garante secretário

Os projetos da reforma do Hospital Regional devem ser entregues junto a Caixa Econômica Federal ainda no dia 30 deste mês, afirmou o secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Coimbra, na manhã deste domingo (24), durante lançamento oficial da Caravana da Saúde.

A reforma já havia sido anunciada pelo Governador do Estado Reinaldo Azambuja em 2016. As obras estão avaliadas em R$ 33 milhões. Segundo o secretário, além da construção de um Centro de Reabilitação, estão previstas reformas em nove setores da unidade de saúde. Entre eles, devem receber as obras: o centro cirúrgico, centro pediátrico, enfermaria e nutrição.

“O oitava andar inteiro do hospital deve ser reformado. Lá, ficam as crianças atendidas na área de oncologia. Além disso, a fachada do hospital também faz parte das áreas reformadas”, detalha o secretário.

Perguntando, Carlos Coimbra explica que devido ao período eleitoral, a licitação deve ser lançada no final deste ano. “Licitaremos, mas o que já temos recursos garantido pelo Governo do Estado junto a bancada federal”, explica.

Na oportunidade, o secretário ainda lembrou que o acelerador linear, equipamento de radioterapia, será inaugurado no dia 4 de julho no Hospital do Câncer de Campo Grande. O tratamento de oncologia com o uso do equipamento deve começar no final de julho. O acelerador tem um custo de R$ 5 milhões.

Reforma - Em anexo de 8 mil metros quadrados será abrigado o Centro de Reabilitação, Ambulatório e a Farmácia do Hospital Regional. Com o novo setor, o HRMS contará com estrutura de 62 leitos, 10 Unidades de Terapia Intensiva e mais 6 salas cirúrgicas.