Primeira área será no Parque das Nações Indígenas

Projeto tem como meta plantar 1,6 mil ipês rosa em 40 bosques de MS
Ipê rosa, um dos cartões postais da Capital e do Estado / Foto: Arquivo

As cores da vegetação de Mato Grosso do Sul poderão ganhar um tom a mais de rosa. Denominado “Bosque 40 Anos”, projeto, do técnico agrícola e jornalista Pedro Spíndola, pretende, como parte das comemorações dos 40 anos de criação do Estado, plantar 3,2 mil árvores, sendo 1,6 mil ipês rosa e a outra metade, de espécies típicas do Cerrado.

De acordo com Spíndola, a meta é construir 40 bosques. Cada um terá 40 ipês rosa e 40 outras árvores típicas da região. Para efetivar o objetivo, o jornalista, que atua em comunicação agropecuária, já buscou diversos candidatos a patrocinadores. “Já entrei em contato com 150 entidades aproximadamente”, estimou.

A ideia já superou a fase de semente e começa a ganhar ares de broto: o primeiro contrato foi efetivado e o solo, onde terão as 80 primeiras árvores, é do Parque das Nações Indígenas. No local, ao lado do Aquário do Pantanal (também idealizado por Spíndola), será construído o Bosque da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Como os demais, o Bosque da Famasul terá área de 8 mil metros quadrado. Spíndola informa que as árvores de todos os bosques terão placas de aço com identificações (nomes populares e científicos). “As árvores serão entregues com 1,5 a 2 metros”, acrescentou. Na entrada de cada bosque, terá um pórtico com a logomarca do patrocinador.

Quanto as áreas, o jornalista informou que poderão ser das próprias entidades patrocinadoras ou de espaços de parques municipais e estaduais. Ele nota que diversas áreas desses parques se encontram degradadas, podendo ser recuperadas com o plantio de árvores.

Se tudo correr conforme os planos do jornalista, no dia 11, Mato Grosso do Sul terá 40 novas áreas, que “ficarão bem na foto”: o rosa de centenas de ipês contrastando com o azul do céu do Estado.