Nesta semana, entre  os dias 18 a 22, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha da Capital realizarão Educação Ambiental para escolas em Campo Grande e na cidade e escolas indígenas do município de Coronel Sapucaia, atendendo aproximadamente 3.050 alunos.

Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para 3.050 alunos, sendo 880 indígenas em dois municípios em comemoração aos 32 anos da PMA e dia da Água

 

CAPITAL - 250 alunos da escola Municipal Brígida Ferraz Foss (19/3) e mais 300 de outra escola (22/3 – dia da água) de Campo Grande serão atendidas por equipes de Educação Ambiental das duas Unidades do Projeto Florestinha.

Os trabalhos de Educação Ambiental na semana serão também em comemoração ao aniversário de 32 anos da Polícia Militar Ambiental (19/3/1987) e a semana da água. A educação Ambiental realizada é executada em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:

1.    Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2.    Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3.    Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

CORONEL SAPUCAIA – Durante a semana coincidente ao dia internacional da Água (22) e aniversário da Polícia Militar Ambiental (19), um equipe do Projeto Floretinha da Capital atende a aproximadamente 1.700 alunos em escolas urbanas e 800 alunos das escolas indígenas Nhande Reko Arandu e Mboy Arandu, do município de Coronel Sapucaia pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, em parceria com a Prefeitura Municipal local, no mesmo formato de oficinas (lúdico-didáticas), de que serão executados em Campo Grande. Toda a estrutura será montada nas escolas da cidade e indígenas para atender a todos os alunos. Na aldeia ainda será desenvolvido em parceria com a Prefeitura e lideranças, o plantio de mudas nativas.

Educação Ambiental tem prioridade nos trabalhos de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental, como forma de minimizar os problemas ambientais. Só o Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) trabalhou entre os anos de 1999 a 2015, um total de 229.080 alunos, até encerrar as atividades e treinar as crianças de adolescentes do Projeto Florestinha para execução das atividades.

(ATENDIMENTOS) - As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha de Campo Grande realizaram, durante o ano letivo de 2017, trabalhos de Educação Ambiental para 40.712 alunos de 102 escolas públicas e privadas em 16 municípios do Estado. Em 2018 foram atendidos 16.262 alunos, em 42 escolas de 14 municípios. Desde o ano de 2009, já foram 146.883 alunos atendidos em Campo Grande e no Interior pelo Projeto.