No local, a equipe encontrou 56 árvores nativas das espécies aroeira e ipê (madeiras nobres), que foram derrubadas e estavam sendo desdobradas em formato de estacas e palanques para cercas na propriedade.

Homem é autuado por derrubada ilegal de árvores de grande porte
Parte da madeira da espécie aroeira apreendida. / Foto: Divulgação PMMS

Nesta terça-feira (7), após denúncias, policiais militares ambientais de Dourados realizaram vistoria em uma fazenda, localizada no município de Maracaju, e verificaram que o proprietário do imóvel estaria derrubando árvores e serrando a madeira ilegalmente e armazenando na sua propriedade.

No local, a equipe encontrou 56 árvores nativas das espécies aroeira e ipê (madeiras nobres), que foram derrubadas e estavam sendo desdobradas em formato de estacas e palanques para cercas na propriedade, sem a licença ambiental obrigatória.

Havia madeira serrada em meio a vegetação e também armazenada na sede da propriedade, tudo retirado dos mesmos locais de exploração. Todo o material foi apreendido.

O infrator, 45, residente em Maracaju, foi autuado administrativamente e multado em R$ 16.800,00. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.