Policiais apreenderam várias placas veiculares sem gravação, arames, adesivos, tarjetas de identificação.

Preso com placas adulteradas, dono de oficina paga fiança e é liberado em Campo Grande
Placas localizadas na oficina. / Foto: Divulgação/PCMS

O dono de uma oficina, de 59 anos, preso na última segunda-feira (20) com placas adulteradas na Vila Nossa Senhora das Graças, pagou fiança de um valor equivalente a dez salários mínimos e foi liberado da Justiça de Mato Grosso do Sul, após passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (22).

O Ministério Público já tinha frisado a hipótese de aplicação de medidas cautelares e no arbitramento da fiança. A defesa do acusado também havia pedido a liberdade provisória.

No entendimento da justiça, o acusado possui bons antecedentes, é réu primário, além de possuir residência fixa e trabalho lícito, o que facilitou para receber a liberdade por meio de fiança. "Não há indícios de que a colocação do custodiado em liberdade poderá prejudicar o andamento da instrução criminal ou a aplicação da lei penal futura", diz o documento.

Assim, além da fiança, foram impostas algumas medidas cautelares como não se ausentar da cidade por mais de 8 dias, comparecer aos atos do processo e outros.

Conforme divulgado pela polícia, durante a investigação, apurou-se que criminosos responsáveis por furtar e roubar veículos adulteravam os seus sinais identificadores, transformando-os em clones de veículos regulares.

Para isso, utilizavam-se de placas falsas sobre as quais não pesava a restrição de roubo e furto, facilitando, assim, a revenda dos veículos como se fossem regulares.

Pela manhã de segunda-feira, os policiais identificaram a oficina onde as placas eram produzidas. No local, se depararam com o responsável pelo estabelecimento, que alegou que ali seria apenas uma oficina de motocicletas, porém, logo da porta de entrada os agentes avistaram os petrechos jogados pelo interior da oficina, desmentindo a versão do autor e confirmando a suspeita sobre o local.

Durante a ação foi apreendida grande quantidade de placas veiculares sem gravação, arames, adesivos, tarjetas de identificação e diversos outros petrechos para a fabricação de placas.