Na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero são pelo 168 infectados, sendo 60 funcionários e 108 presos.

Presídio no Paraguai na fronteira com o Brasil em MS enfrenta surto de casos de Covid-19
Roupas são vistas na entrada de um túnel na prisão de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, por onde dezenas de presos fugiram na manhã de domingo (27. / Foto: Marciano Candia/AP

A Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na fronteira com o Brasil em Mato Grosso do Sul enfrenta um surto de casos de Covid-19. Os registros positivos aumentaram muitos nos últimos dias, são pelo menos 168 infectados, sendo 60 funcionários e 108 presos.

Seis detentos estão internados no Hospital Regional da cidade vizinha de Ponta Porã por conta da doença. Os presos infectados no presídio estão isolados. Além disso, há 283 casos suspeitos, que aguardam resultado de exame.
De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde do Paraguai, o país soma 38.684 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 803 mortes.

Penitenciária marcada por fugas
 
Setenta e seis integrantes de uma facção criminosa brasileira fugiram por um túnel da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, no mês de janeiro.

A ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Perez, informou pela manhã que 91 presos conseguiram escapar da prisão por volta das 4h (3h, em Ponta Porã) de 19 de janeiro, e disse que eles são integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Mais tarde, a procuradora Reinalda Palacios declarou que o número de fugitivos foi atualizado para 75, de acordo com o jornal "ABC Color".

Na lista de foragidos divulgada pelo Ministério da Justiça do Paraguai estavam o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder da facção dentro do presídio. Também estão seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel "Minotauro", ligado ao narcotráfico. Eles atuam na fronteira e na semana passada buscavam deixar a prisão com uma ordem judicial.