As autoridades ucranianas publicaram vídeos com supostos ataques russos com as bombas termobáricas.

Presidente da Finlândia acusa Rússia de usar armas de destruição em massa
Fumaça sobe perto da cidade de Severodonetsk, região de Donbas, em 7 de abril de 2022, em meio à invasão militar da Rússia lançada na Ucrânia. / Foto: FADEL SENNA / AFP

O presidente da Finlândia acusa a Rússia de usar armas de destruição em massa em conflitos contra a Ucrânia, que se estendem desde 24 de fevereiro. Em pronunciamento nesta segunda-feira, 13, Sauli Niinistö alertou para uma “escalada vertical do conflito” pelo uso de armamento cada vez mais pesado. 

“A Rússia começou a usar armas muito poderosas, bombas termobáricas que, de fato, são armas de destruição em massa”, afirmou Niinistö, que também reconhece que países ocidentais começaram a fornecer armamento cada vez mais pesado para Kiev, buscando frear o avanço das tropas russas. “A irracionalidade da situação fica refletida no fato de que tanto a paz, como um acordo de cessar-fogo são considerados de risco, uma chance de se rearmar. O que pode ser feito, então?”, indagou o presidente finlandês. 

As autoridades ucranianas publicaram vídeos com supostos ataques russos com as bombas termobáricas, cuja onda expansiva supersônica pode destruir tudo no caminho. A Anistia Internacional também denunciou o uso de armamento proibido por parte da Rússia, como bombas de fragmentação, que podem ter causado a morte de centenas de civis na cidade ucraniana de Kharkiv.