Em reunião com o secretariado na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, decidiu pela elaboração de um decreto de situação de emergência.

Prefeito anuncia decreto de situação de emergência em Corumbá
Medida irá facilitar a aquisição de equipamentos e a realização de compras emergenciais para atender as famílias afetadas pela tempestade de ontem a noite. / Foto: Arquivo/PMC

 A medida tem como objetivo facilitar a aquisição de equipamentos e a realização de compras emergenciais para atender as famílias afetadas pela tempestade que atingiu a cidade na noite de ontem.

Na mesma reunião, foi definida a criação de uma comissão responsável por centralizar e agilizar as decisões relacionadas às ações de resposta e recuperação no município. 

Um levantamento detalhado dos prejuízos está em andamento e é conduzido pela Defesa Civil, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e por equipes da Prefeitura que atuam em diferentes pontos da cidade.

Atualizações sobre as medidas adotadas pela Prefeitura para enfrentar os dados provocados pela chuva serão divulgadas ao longo do dia. 

Maior volume de chuva registrado nos últimos 14 anos

De acordo com o meteorologista Nathálio Abrahão, da Uniderp, Corumbá registrou na noite de ontem (27), o maior volume de chuva em 14 anos. Foram 132 milímetros em menos de uma hora, além de 3 mil raios e queda brusca de temperatura. 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou o acumulado oficial de 58 mm na estação do Aeroporto de Corumbá até o último levantamento às 20h de ontem, mas os dados apresentados pelo meteorologista indicam que a água avançou muito mais rapidamente nas áreas urbanas da cidade.

O instituto divulgou um novo Aviso Meteorológico com alerta para chuva intensa entre 00:00 e 23:59 de hoje. São esperados chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.