Campo Grande registrou nesta quinta-feira (28), uma temperatura de 7,1°C e ficou entre as capitais mais frias do País, atrás apenas de Porto Alegre -RS. Uma semana antes a Capital registrou uma temperatura de 22ºC no período da manhã, e com a frente fria, a temperatura caiu bruscamente. No Estado, a temperatura mais baixa foi registrada em Rio Brilhante que atingiu a mínima de 4,5ºC, nesta manhã.

O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologista), Marcelo Schneider, explica que independentemente da intensidade, é característico dessa região mudanças bruscas de temperaturas, devido às massas de ar que atingem o centro, sul e oeste do Estado, e os locais mais atingidos geralmente são Ponta Porã e a região do Pantanal, que em um dia podem registrar 37°C e no seguinte 15°C. “O frio mais intenso é uma característica pela posição geográfica. As massas de ar quando chegam atingem o centro, sul e o oeste do Estado, em função da formação de um ciclone extratropical”, diz.

Marcelo explica que os dias quentes que antecedem, são indicativos de um frio mais intenso e de curto espaço de tempo. “Se não tivesse esse tempo de calor, não teríamos uma mudança tão brusca de temperatura”, afirmou.

Para o restante da semana a previsão indica um recuo da massa de ar frio no norte do Estado, mas algumas áreas de instabilidade devem se formar, por conta de um reforço de ar frio polar que vem do Sul do país, e a frente fria fica sobre o extremo leste-nordeste do estado, segundo Inmet.

Até domingo (1°) a Capital e o interior do estado ainda registram temperaturas minímas abaixo dos 10ºC, e para segunda-feira (2), as temperaturas começam a subir. A mínima na segunda-feira fica em 11ºC na Capital e 9ºC para o interior. As máximas nesse dia chegam a 32°C no interior e 29°C em Campo Grande. A umidade relativa do ar fica entre 35% e 90%.