A portaria foi publicada nesta manhã (3), no Diário Oficial do Estado. No total, 12 policiais foram presos.

Policiais civis presos em operação da PF são afastados pela corregedoria
Policial civil Élcio Alves Costa era lotado na Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu. / Foto: Reprodução

Foram afastados pela corregedoria-geral da Polícia Civil, os investigadores Élcio Alves Costa e Gilvani da Silva Pereira, policiais presos na operação da PF (Polícia Federal), deflagrada no dia 22 do mês passado para desarticular organização criminosa especializado no contrabando de cigarros e combater a corrupção policial. A portaria foi publicada nesta manhã (3), no Diário Oficial do Estado.

Entre os presos na operação estão os quatro líderes do esquema responsável por um prejuízo bilionário aos cofres públicos com a sonegação de impostos da venda de cigarro contrabandeado e 12 policiais, sendo seis policiais rodoviários federais, quatro policiais militares e dois policiais civis.

Élcio era lotado na delegacia de Bataguassu, distante 335 quilômetros da Capital. Já Gilvani trabalhava em Eldorado. O afastamento dos dois foi assinado pela corregedora-geral da Polícia Civil, Rosely Aparecida Molina. “Considerando a gravidade dos fatos imputados ao servidores, que serão objetos de ação disciplinar neste órgão (Processo Administrativo Disciplinar) e, para fins de registros e cumprimento do afastamento provisório decretado pela justiça”.

A ação, que foi batizada de Nepsis, realizada pela Polícia Federal em parceria com a Receita Federal, identificou consórcio de contrabandistas que movimentou R$ 1,5 bilhão com cargas de cigarro. Três dos quatro lideres da organização foram presos quando se preparavam para festa de casamento em um resort em Maceió, Alagoas. O chefão da quadrilha, Ângelo Guimarães Ballerini, o Alemão, era noivo.