Operação ocorreu em um pavilhão do presídio de Pedro Juan Caballero com presos brasileiros ligados à facções que comandam o tráfico de drogas na região de fronteira.

Polícia vistoria presídio do Paraguai após bandido exibir armas e drogas em rede social
Fredy González Delvalle se exibindo nas redes sociais. / Foto: Polícia Nacional Paraguai/Divulgação

A Polícia Nacional do Paraguai apreendeu 15 celulares, facas, drogas, anotações e armas artesanais que chamaram a atenção dos agentes pelos tamanhos em uma operação realizada nesta segunda-feira (4) no presídio de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã (MS).

A ação ocorreu após o setor de inteligência descobrir que um dos detentos, Fredy González Delvalle, estava fazendo postagens de dentro da cadeia ostentando armas e drogas. Com a informação confirmada, o governo autorizou a operação.

O pavilhão onde foi realizada a ação encontram-se presos de facções brasileiras. Houve confronto entre detentos e policias; um dos presos foi ferido e levado para

atendimento médico.

A operação da polícia ocorre após o governo paraguaio reforçar o policiamento na região de fronteira, pelo menos 100 policias foram enviados para a localidade. Os novos militares também representam substituição, já que em 28 de outubro, a

Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) prendeu 21 policiais em seis cidades paraguaias, incluindo a capital Assunção.

De acordo com o Ministério Público, os militares recebiam uma mesada de até R$ 1 mil do traficante brasileiro preso Levi Adriano Felício, de 52 anos, apontado como um dos principais fornecedores de armas e drogas para facções criminosas brasileiras.