Polícia multa fazendeiro em R$ 10 mil por manter gado em área protegida
Local onde polícia flagrou destruição das matas ciliares. / Foto: PMA-MS / Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou, no final da tarde dessa quinta-feira (25), um fazendeiro por manter gado destruindo área protegida e por derrubada de matas ciliares do rio Amambai, no município que leva o mesmo nome, a 332 km de Campo Grande.

A fiscalização ocorria nas propriedades rurais e policiais de Dourados autuaram o suspeito por degradações de áreas protegidas por lei. Na fazenda, foi verificada a criação de gado em áreas de preservação permanente (APPs) de margens de córregos e derrubada de matas ciliares.

De acordo com a investigação, próximo à foz do córrego Cruz da Prata, afluente do rio Amambai e, do próprio rio, não havia proteção das áreas protegidas e o gado tinha acesso para dessedentação, causando processos erosivos e assoreamento dos cursos d’água.

Além disso, as matas ciliares não eram conservadas em toda sua extensão. Foi plantada pastagem até às proximidades das margens do rio Amambai, em um trecho do rio, onde se deveriam ser preservados 50 metros no mínimo de matas ciliares.

Além da autuação e multa de R$ 10 mil, as atividades de pecuária foram paralisadas. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de detenção de um a três anos. Posterior a este projeto, o infrator foi notificado a remover o gado do local e a cercar as áreas protegidas. Ele também foi notificado a confeccionar um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.