Serpentes foram localizadas em quintal no Bairro Jardim das Cerejeiras; animais estavam saudáveis e foram devolvidos à natureza.

Polícia Militar Ambiental resgata filhotes de jiboia em residência na Capital
Serpentes foram localizadas em quintal no Bairro Jardim das Cerejeiras; animais estavam saudáveis e foram devolvidos à natureza. / Foto: ASSECOM PMA

Na tarde de segunda-feira (02), a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Campo Grande foi acionada para realizar o manejo de dois filhotes de jiboia (Boa constrictor) encontrados no quintal de uma casa no Bairro Jardim das Cerejeiras. As serpentes estavam dispersas pela área externa do imóvel: uma em meio à vegetação ornamental e a outra sobre os galhos de uma árvore frutífera.

Resgate e Avaliação Técnica
A guarnição utilizou técnicas específicas de manejo de fauna silvestre para realizar a contenção dos animais. Após a captura, os policiais realizaram uma avaliação física e constataram que:

Os espécimes estavam em bom estado de saúde.
Não apresentavam lesões aparentes ou sinais de debilidade.
Após os procedimentos, as jiboias foram acondicionadas e soltas em seu habitat natural, em uma área preservada e distante do perímetro urbano, visando a segurança dos moradores e a integridade da fauna.

Importância Ecológica e Cuidados
A jiboia é uma espécie não peçonhenta que desempenha um papel vital no ecossistema, controlando a população de roedores e outros pequenos vertebrados. Embora não possua veneno, a PMA alerta que o animal pode apresentar comportamento defensivo se for acuado.

Orientações da Polícia Militar Ambiental: Ao avistar um animal silvestre em área urbana, não tente capturar, manipular ou agredir o espécime. Afaste pessoas e animais domésticos e acione imediatamente a equipe especializada.

Serviço: Para emergências em Campo Grande e região, entre em contato com a PMA pelo telefone (67) 3941-0141.