Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto. 

Polícia Militar Ambiental prende infrator pescando com 300 metros de redes de pesca e apreende e solta pescado

Durante fiscalização fluvial no rio Paraná na região conhecida como Cascalheira nas proximidades da barragem de Jupiá na operação Semana Santa, Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas autuaram um homem de 61 anos, que pescava com petrechos de pesca ilegais do tipo rede.

A equipe localizou o infrator ontem (18) no final da tarde, no momento em que ele estava em uma embarcação e conferia seis redes de pesca (petrecho ilegal) emendadas, medindo 300 metros, que havia armado no rio. O pescador havia retirado 6 kg de pescado que já estava morto. No momento da retirada das redes, mais 5 kg de peixes vivos foram soltos no rio. Um barco, 6 kg de pescado e as redes foram apreendidos.

O pescador, residente em Três Lagoas, foi autuado administrativamente e multado em R$ 820,00. Ele responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção.

Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados e apreendidos pelos policiais.