A equipe, que estava distante, foi ao local, porém, os elementos fugiram pela mata ao avistar os Policiais.

Polícia Militar Ambiental de São Gabriel surpreende com drone pescadores utilizando tarrafas no rio Aquidauana
Polícia Militar Ambiental de São Gabriel surpreende com drone pescadores utilizando tarrafas no rio Aquidauana / Foto: PMA

Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste, que trabalharam na operação Corpus Christi, realizavam fiscalização na região conhecida como Antigo Areeiro, nas proximidades do Distrito de Fala Verdade e localizaram ontem (23) à tarde, com utilização de drone, dois elementos que pescavam com tarrafas (petrecho proibido) no rio Aquidauana. 

Os infratores abandonaram duas tarrafas. Eles iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum pescado. Por essa razão, a importância da manutenção dos Policiais nos rios para a prevenção, mesmo que em algumas vezes não consigam efetuar a prisão dos elementos. Além disso, são cortados anzóis de galho, espinheis e retiradas redes de pesca, que são petrechos extremamente predatórios e, por isso, proibidos ou possuem usos limitados.

Mesmo depois do feriado, a PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso desses tipos de petrechos ilegais que tem alto poder de captura.

Os drones que estão sendo utilizados na fiscalização têm funcionado como uma importante ferramenta nos trabalhos preventivos, pois os infratores têm ficado com receio de serem identificados pelas imagens, bem como os aparelhos permitem que os Policiais possam fiscalizar grandes áreas de rios, ou terrestres, sem serem percebidos, o que dificulta ainda os avisos via celular aos infratores, que são comuns quando as equipes estão nos rios, ou a campo.