Foram atendidos 15.727 alunos.

Polícia Militar Ambiental conclui semana do ambiente com Educação Ambiental para 15.727 alunos e pessoas da comunidade
Polícia Militar Ambiental conclui semana do ambiente com Educação Ambiental para 15.727 alunos e pessoas da comunidade / Foto: PMA

A Polícia Militar Ambiental, Projeto Florestinha e parceiros, como MS-GAS e prefeituras de vários municípios concluíram há pouco (16h40) diversos trabalhos de Educação Ambiental para 15.727 pessoas na Semana do Meio Ambiente na Capital e no Interior.

CAPITAL (Projeto Florestinha)

Em Campo Grande, os Policiais ministraram palestras para 60 pessoas, estande com exposição para aproximadamente 1.000 pessoas no COMPER Jardim dos Estados. As crianças e adolescentes das duas Unidades do Projeto Florestinha da Capital desenvolveram trabalhos com as oficinas de Educação Ambiental para 1.587 alunos nas seguintes escolas: Escola Municipal Maria Elise Correa e Escola Municipal Anchieta, Escola Municipal Meroni Mionino, Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier, Escola Municipal Nelson de Souza Pinheiro.

Além disso, foi realizado plantio de mudas nativas com 30 pessoas entre funcionários do COMPER e ciclistas do grupo Gilmar Bicicletas, na área do Centro de Educação Ambiental Florestinha CEA/FLORESTINHA, no parque Cônsul Assaf Trad e palestra para 20 integrantes do Rotary Club pelo Tenente Coronel Ednilson Paulino Queiroz.

INTERIOR (Projeto Florestinha da Capital)

BATAGUASSU – Uma equipe do Projeto Florestinha e Policiais Militares Ambientais de Bataguassu realizaram os trabalhos com as oficinas de Educação Ambiental para 2.780 alunos das escolas Marechal Rondon, Manoel da Costa Lima, Maria da Conceição na cidade e Pedro Domingues e Ladislau Deack, no Distrito de Nova Porto XV.

PROJETO FLORESTINHA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA

Os trabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas. São elas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Os trabalhos de Educação Ambiental da PMA são permanentes e não somente nas semanas comemorativas. Na Capital e Interior são atendidos em média 15.00 alunos por ano. Em 2016 foram atendidos 21.705 alunos e, em 2018, foram atendidos 40.715 e, em 2019, 16.662 alunos de escolas da Capital e Interior.

PALESTRA DO COMANDANTE DA PMA EM ENCONTRO EM SÃO PAULO COM PRESENÇA DE MINISTRO DE MEIO AMBIENTE.

No dia 5, o Comandante da Polícia Militar Ambiental esteve no Encontro Nacional das Polícias Militares Ambientais em São Paulo (SP) e realizou palestra sobre o enfrentamento dos problemas ambientais pela Polícia Militar Ambiental em Mato Grosso do Sul, para 150 Policiais e participantes de 22 Estados e do Distrito Federal.

INTERIOR (PROGRAMAÇÃO)

PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE DOURADOS

Policiais Militares Ambientais de Dourados realizaram Educação Ambiental no município e em Maracaju, bem como recebendo alunos do município de Fátima do Sul, com atendimento de 900 alunos e pessoas da comunidade. Atividades realizadas no pelotão: visitação do museu de animais taxidermizados, palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente e trilha ecológica no parque Arnulpho Fioravante. As escolas atendidas foram: Instituto Federal, Projeto Bom de Bola Bom de Escola de Fátima do Sul, Colégio Delphos Dourados e atenderá ainda, a partir do dia 10, a pedido da prefeitura de Maracaju, as escolas daquela cidade.

PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE AQUIDAUANA

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizaram Educação Ambiental na escola municipal Erso Gomes e no Instituto Federal, com atendimento de aproximadamente 500 alunos e 100 pessoas em limpeza de rio Aquidauana, em parceria com o Exército Brasileiro.

GRUPAMENTO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE BATAYPORÃ

NOVA ANDRADINA – Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizaram palestra no Colégio Marechal Rondon para 140 alunos e montou estande sobre os trabalhos da Polícia Militar Ambiental no ginásio de esportes na feira de geociências, com público de 1.000 pessoas.

GRUPAMENTO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE APARECIDA DO TABOADO

A Polícia Militar Ambiental de Aparecida do Taboado desenvolveu palestras para escolas municipais, atendendo 550 alunos e 400 pessoas da comunidade, com plantio e distribuição de mudas nativas e frutíferas pela cidade, em parceria com a Prefeitura local.

GRUPAMENTO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE AMAMBAI

O Comandante do Grupamento da Polícia Militar Ambiental de Amambai ministrou palestra na Câmara Municipal da cidade para 150 pessoas.

GRUPAMENTO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE MUNDO NOVO

MUNDO NOVO E SETE QUEDAS

A Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo desenvolveu palestras para escolas municipais de Mundo Novo e Sete Quedas, atendendo a 900 alunos daAPAE, escola Mickey, escola Carlos Chagas, escola Terezinha Mendonça, escola Iolanda Ally e escolas municipais de Sete Quedas.

PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE MIRANDA

Policiais Militares Ambientais de Miranda realizaram palestra em escolas da cidade, escolas de Bodoquena e montagem do estande em ambos os municípios, atendendo um total de 3.000 alunos e pessoas da comunidade. Foram atendidos: Escola Adventista, Escola Estadual Caetano Pinto, Estande com exposição de animais taxidermizados na praça central de Miranda e Feira do Produtor em Bodoquena.

GRUPAMENTO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE ANAURILÂNDIA

Policiais Militares Ambientais de Anaurilândia realizaram palestra na Escola Maria José na cidade, atendendo 350 alunos.

COMPANHIA DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE COXIM

Policiais Militares Ambientais de Coxim realizaram palestra para 460 alunos do Instituto Federal da cidade e para 500 alunos de escolas da cidade de Pedro Gomes.  

PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE TRÊS LAGOAS

Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas realizaram palestra para 150 alunos de escolas da cidade e montou estande de Educação Ambiental com atendimento de 1.000 alunos e população da cidade.