O fato foi registrado inicialmente como apropriação indébita.

Polícia Militar Ambiental apreende três caminhões carregados com 67 cabeças de gado produto de apropriação indébita no Pantanal
Polícia Militar Ambiental apreende três caminhões carregados com 67 cabeças de gado produto de apropriação indébita no Pantanal / Foto: PMA

Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Buraco das Piranhas, na BR 262, na região do Passo do Lontra em Corumbá, receberam denúncias de que três caminhões estariam transportando gado, que teria sido furtado na região do Abobral no Pantanal e estaria seguindo pela Estrada Parque. Os Policiais montaram bloqueio e abordaram os veículos que estavam carregados com 67 cabeças de gado.

Os três caminhoneiros disseram que somente pegaram o gado na fazenda e que não possuíam a nota fiscal e nem a guia sanitária dos animais (GTA). Um homem de 62, residente em Glória de Dourados, que estava junto, apresentou-se como comprador do gado. Pouco tempo depois, um homem de 40 anos, residente em Corumbá, apresentou-se como proprietário do gado. Quando os Policiais disseram que levaria todo mundo e o gado à Delegacia de Polícia Civil, ambos disseram que tinha havido apenas um desacerto comercial e que eram parceiros.

Os dois pediram para que os Policiais os deixassem ir embora com o gado, tendo em vista que não havia furto, porém, a PMA verificou que havia gado com até três marcas, bem como algumas cabeças que nem marcas possuíam. Os veículos e o gado foram apreendidos e foram acionados à agência de sanidade animal e vegetal (IAGRO), bem como a Secretaria de Fazenda do Estado, e ambos os órgãos iriam confeccionar multas aos autores pelas irregularidades fiscais e sanitárias.

Os Policiais conduziram os dois homens à Polícia Civil de Corumbá, bem como o material apreendido, para apuração da procedência do gado.