A operação Fronteira foi determinada, depois que fotos de pescadores com peixes que estariam morrendo pelo fenômeno da decoada no rio Apa, estariam sendo capturados indiscriminadamente na fronteira com o Paraguai.

Polícia Militar Ambiental apreende 600 metros de redes que eram armadas por pescadores que fugiram em território Paraguaio no rio Apa

Pontos de decoada (dequada) no Pantanal na região fronteiriça e proximidade da Semana Santa motivaram a operação Fronteira, iniciada no dia 2, visando especialmente à prevenção e repressão à pesca predatória.

Um helicóptero disponibilizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública-SEJUSP atua na região de fronteira, tendo em vista que pescadores, tanto daquele país, como brasileiros, valem-se do território vizinho, para praticarem pesca predatória e fugirem para o outro lado da fronteira, onde os Policiais Militares Ambientais não podem adentrar.

Em razão da proximidade da Semana Santa, em que há tradição religiosa de se consumir peixe e muitos pescadores praticam pesca nos finais de semana anteriores, para consumo na data, o Comando da PMA deflagrou a operação que seria para a região de fronteira em todo o Estado.

FUGA EM TERRITÓRIO PARAGUAIO - Equipes de Campo Grande (sede do Batalhão) reforçam a região fronteiriça. Uma das equipes perseguiu seis pescadores que praticavam pesca predatória, armando redes no rio APA, logo no início da operação. Os infratores já haviam armado diversas redes e lançavam boias (petrechos proibidos) com iscas no rio e, ao avistaram os Policiais, adentraram o território do Paraguai, não podendo mais serem perseguidos. Foram retiradas do rio, seis redes de pesca, medindo 600 metros e várias boias, que os fugitivos tinham acabado de armar. Depois não houve mais nenhum incidente, devido a presença constante dos Policiais.

A operação Fronteira será concluída às 12h00 de hoje (8), porém, a região de fronteira continuará com policiamento intensificado, visto que as equipes detectaram alguns peixes mortos pela decoada, porém, em pouca quantidade.