Elas são comercializadas legalmente em território paraguaio.

Polícia encontra substâncias psicoativas em balas mastigáveis no Paraguai
Amostra de goma analisada em laboratório. / Foto: Reprodução, Senad

O Laboratório Forense Especializado da Senad (Secretária Nacional Anti Drogas), do Paraguai, realizou análise de amostras de balas mastigáveis, conhecidas como gomas, vapes ou cigarros eletrônicos e substâncias oleosas derivadas da Cannabis. Elas são comercializadas legalmente em território paraguaio.

O estudo permitiu detectar substâncias emergentes em 29 produtos , algumas das quais não regulamentadas no Paraguai, mas que em determinadas regiões do mundo já são classificadas como NPS (Novas Substâncias Psicoativas).

Segundo o site Midiamax, o relatório das análise constitui o primeiro documento de identificação de Hexahidrocanabinol HHC e acetato de Delta-8-Tetrahidrocanabinol .

No Paraguai ainda existe um marco regulatório para o controle do (HHC), porém o Delta -8- acetato de tetrahidrocanabinol está dentro do marco regulatório da Lei 1.340/88 e suas modificações.

Segundo nota divulgada pela Senad, no âmbito dos sistemas de alerta precoce, essa pesquisa poderá lançar as bases para a sensibilização para a sua circulação e para a concepção de estratégias públicas para a sua utilização.

Ainda segundo a polícia paraguaia, as análises foram realizadas em coordenação com a Dinavisa e os resultados foram previamente enviados ao Ministério Público.