A polícia disse ainda que não ordenou a retirada dos alunos e pediu que a população mantenha a calma.

Polícia da Ucrânia emite alerta para bombas em escolas de Kiev
A polícia disse ainda que não ordenou a retirada dos alunos e pediu que a população mantenha a calma. / Foto: Roman Pilipey / AFP

A polícia da Ucrânia emitiu alerta para ameaças de bombas em escolas na capital Kiev nesta sexta-feira, 1º, dia do retorno às aulas dos estudantes, que começam seu segundo ano letivo desde a invasão da Rússia ao país. As forças de segurança fazem inspeções nos estabelecimentos de ensino. A porta-voz da polícia, Yulia Girdvillis, disse que a corporação recebeu informações sobre a presença de bombas nas escolas. “Todos os centros de ensino estão sendo verificados pela polícia de Kiev com a ajuda do Serviço de Emergências”, afirmou. A polícia disse ainda que não ordenou a retirada dos alunos e pediu que a população mantenha a calma.

Segundo o governo, mais de 3,6 milhões de crianças ucranianas retornaram às aulas nesta sexta. O chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andrii Yermak, afirmou que 44,9% dos estudantes terão aulas presenciais, enquanto 24,4% ficarão no ensino remoto e outros 30,7% terão sistema híbrido. Ainda segundo Yermak, aproximadamente 3.750 escolas foram destruídas desde o início do conflito. Algumas cidades prepararam refúgios subterrâneos para que os professores continuem com suas aulas em caso de bombardeios.