Nesta segunda, bombeiros fizeram trabalho preventivo para evitar novas chamas.

Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio no Atacadão da Duque de Caxias
Fogo destruiu estrutura do Atacadão da Duque de Caxias. / Foto: Valdenir Rezende

A Polícia Civil ficará encarregada de investigar as causas do incêndio no Atacadão da Avenida Duque de Caxias. Uma das principais perguntas a serem respondidas é: os sistemas anti-incêndio funcionaram como deveriam?

Vídeos divulgados pelas redes sociais mostram funcionários tentando controlar as chamas usando uma mangueira, mas a água não tinha pressão suficiente para combate-las de modo eficaz.

ORIGEM
As chamas começaram no setor de produtos inflamáveis e se alastraram rapidamente. A estrutura foi destruída e corre o risco de desabar. 

Moradores ficaram assustados com a fumaça e o fogo. Segundo informações apuradas pelo Correio do Estado, bombeiros mandaram os vizinhos removerem botijões de gás das residências e o Atacadão chegou a oferecer estadias em hotéis até que fosse seguro para que todos voltassem aos seus lares. No fim, nenhum imóvel foi atingido.

De acordo com o tenente-coronel Fernando Carminati, foram usados 360 mil litros de águas para o combate do fogo e equipes ainda trabalham no rescaldo e retirada e resfriamento dos materiais, para evitar novos focos.

Houve revezamento de equipes e apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Águas Guariroba, Exército, Infraero e Energisa para apagar o incêndio.

Funcionários chegaram a levantar a hipótese de que o calor motivou o início, gerando a combustão no álcool, mas a teoria foi descartada pelos bombeiros.

Segundo o tenente-coronel, para o álcool entrar em combustão espontânea, sem uma fonte de ignição, seria necessária uma temperatura de mais de 350°C. Assim, as causas do incidente continuam um mistério.

Ao longo desta segunda-feira, fumaça ainda era vista dos escombros e os bombeiros faziam rescaldo, para evitar que as chamas voltassem a se alastrar.