Esses textos foram encaminhados na terça-feira (15), prazo final para apresentação desse tipo de proposta segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 (Lei 13.707, de 2018).

Poder Executivo encaminha 17 propostas com alterações no Orçamento deste ano
Reunião da Comissão Mista de Orçamento em setembro deste ano: todas as propostas com regras orçamentárias têm que, primeiro, passar pelo colegiado. / Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional, ao mesmo tempo, 17 projetos de lei (PLNs) com alterações orçamentárias ainda para este ano.

Esses textos foram encaminhados na terça-feira (15), prazo final para apresentação desse tipo de proposta segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 (Lei 13.707, de 2018).

Antes, no dia 9, o Poder Executivo enviou projeto que prorroga esse prazo para 14 de novembro (PLN 27/2019).

A medida é necessária, diz o governo, devido ao leilão do pré-sal em 6 de novembro, já que o certame poderá influenciar o valor a ser repassado a estados e municípios, conforme rateio já aprovado pelo Congresso.

Em meio aos projetos está o PLN 45/2019, que abre crédito especial de R$ 34,62 bilhões para que o Ministério de Minas e Energia honre acordo para compensar a Petrobras e viabilizar o leilão.

Em áreas concedidas à estatal mediante pagamento antecipado (a chamada cessão onerosa), foram descobertas mais reservas de petróleo — é esse excedente cuja exploração será licitada no próximo mês.

Outros créditos adicionais
Quatro projetos envolvem créditos suplementares no valor total de R$ 4,08 bilhões para diferentes órgãos, para reforço de dotações orçamentárias já existentes.

Outros nove projetos envolvem créditos especiais no valor total de R$ 1,45 bilhão para despesas que não possuem dotação orçamentária específica.

Por fim, três projetos envolvem os orçamentos de investimento de diversas estatais. Dois somam R$ 764,92 milhões para reforço de dotações orçamentárias já existentes, e o terceiro destina R$ 4,07 milhões para despesas não previstas.

Os projetos que versam sobre regras orçamentárias são analisados primeiro pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), que emite o seu parecer.

Depois são votadas em sessão conjunta do Congresso Nacional e precisam ser aprovados pelos deputados e senadores, em votações separadas, antes de se tornarem leis.