PMA socorre onça-parda atropelada na BR 158 em Três Lagoas
Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas (MS) receberam informação hoje, de que à margem da Rodovia BR 158, no Km 211, no município, a 50 km da cidade, havia uma onça deitada, que teria sido atropelada e não conseguia andar. Às 11h00, a PMA foi ao local e verificou que o animal havia sido atropelado por um veículo Fiat Palio Weekend e ainda estava vivo. Os policiais fizeram o recolhimento da onça, um espécime adulto, para atendimento em uma clínica veterinária na cidade, porém, o bicho chegou morto.
 
A onça-parda será taxidermizada na Capital e será utilizada nos trabalhos de Educação ambiental da PMA. A Educação Ambiental é realizada pelos Policiais e pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, na Capital e Interior em forma de oficinas.
 
Além da visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráfico, etc, também é realizado o teatro de fantoches, com peças envolvendo vários temas ambientais. Ainda o Plantio de mudas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc.
 
Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
 
Ciclo da Água, com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos. Casa da Energia. Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, microondas etc.).  
 
ONÇA PARDA - A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso, florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer.
PMA socorre onça-parda atropelada na BR 158 em Três Lagoas