Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana realizava fiscalização ambiental em uma estrada vicinal no momento da apreensão.

PMA prende quatro homens por pesca predatória
Produtos apreendidos

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana realizava fiscalização ambiental em uma estrada vicinal que dá acesso ao Pesqueiro do Pequi nesta segunda-feira (11) no município de Anastácio e prendeu quatro pescadores por pesca predatória e por posse de carne de jacaré.

A PMA abordou os infratores que estavam em um veículo Toyota Hilux e encontrou sete exemplares de pescado da espécie pacu, sendo cinco espécies abaixo da medida permitida por lei. Além disso, foram encontrados 1 kg de carne de jacaré, 55 munições calibre 22 e cinco munições calibre 30-30, dois motores de popa, um barco, duas caixas térmicas e 37 anzóis de galho (petrecho proibido).

Os infratores, dois residentes em Anastácio, de 52 e 54 anos e, dois com 40 e 43 anos, residentes em Aquidauana, haviam capturado os peixes durante a piracema. 10 kg de pescado, o veículo, as caixas, os anzóis, os dois motores, o barco, as munições e a carne de jacaré foram apreendidos.

Os infratores receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Anastácio, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Cada pescador também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.000,00. O infrator de 40 anos, residente em Aquidauana, que assumiu ser proprietário da carne de jacaré foi multado em mais R$ 5.000,00. Ele também responderá por crime ambiental de posse de subproduto da fauna ilegalmente. A pena é de seis meses a um ano de detenção.