PMA prende pescador profissional e o autua em R$ 2,3 por pesca predatória e apreende diversos petrec

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana (MS) realizavam fiscalização ontem (12) à tarde no rio Aquidauana, a 30 km da cidade e ao abordar uma embarcação onde estava um pescador profissional encontraram pescado da espécie pacu, abaixo da medida permitida para a captura por lei. O infrator, residente em Anastácio (MS) havia capturado sete exemplares de peixes e todos estavam fora da medida permitida. Havia exemplar com 38 centímetros, quando a medida permitida de captura para a espécie é de 45 centímetros.

O pescador admitiu conhecer a legislação que estava infringindo. 15,4 kg de pescado, o barco, o motor de popa, uma carretilha com vara e dois caniços com anzóis foram apreendidos.

O infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde ele foi autuado em flagrante delito por crime ambiental de pesca predatória e saiu depois de pagar fiança. Se condenado poderá pegar pena de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.308,00. O pescado será doado a instituições filantrópicas.

Durante a fiscalização, a PMA ainda apreendeu três tarrafas abandonadas por elementos que fugiram ao avistar os policiais e retiraram do rio 87 anzóis de galho e quatro espinheis com 20 anzóis cada um.