Descarte irregular de resíduos sólidos resulta em autuação e paralisação das atividades turísticas no Camping.

PMA em fiscalização em Camping em Aquidauana multa proprietário em R$ 30 mil reais
Descarte irregular de resíduos sólidos resulta em autuação e paralisação das atividades turísticas no Camping. / Foto: Divulgação

Durante uma operação de patrulhamento terrestre e fiscalização ambiental em um Camping, localizado em Aquidauana, a equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) identificou uma série de irregularidades que resultaram na autuação do proprietário do estabelecimento em uma multa no valor de R$ 30 mil reais.

Ao adentrar as dependências do camping, os agentes da PMA se depararam com um depósito irregular contendo uma grande quantidade de resíduos sólidos, incluindo caixas d'água, garrafas plásticas, tambores e outros materiais, todos depositados em uma vala a céu aberto. A constatação da presença de água de coloração escura, indicando a presença de chorume, reforçou a gravidade da situação.

O responsável pelo camping, acompanhou a equipe da PMA durante a vistoria e afirmou que todos os resíduos seriam enterrados. No entanto, tal medida não está de acordo com as exigências estabelecidas em leis e regulamentos ambientais.

Diante do flagrante desrespeito às normas ambientais, o proprietário do Camping, foi autuado por causar poluição ao depositar uma grande quantidade de resíduos sólidos em desacordo com as regulamentações vigentes. Diversos documentos foram lavrados, incluindo Auto de Infração, laudo de constatação, Termo de Paralisação e Notificação, todos expedidos pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL).

Como medida cautelar, as atividades turísticas no camping foram paralisadas, aguardando a decisão final do órgão ambiental competente. 

A ação da PMA reforça a importância da fiscalização e do cumprimento das leis ambientais para a preservação dos recursos naturais e a promoção do turismo sustentável.