Policiais Militares Ambientais de Campo Grande foram acionados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), na segunda-feira (23), em razão da abordagem de uma carreta com carga de madeira serrada transportada ilegalmente.
 
A madeira, que vinha da região norte, com destino ao Paraná (PR), era transportada como se fosse carga de tábuas, conforme estava descrito na autorização ambiental DOF (Documento de Origem Florestal) e na nota fiscal. Entretanto, o carregamento era de vigas.
 
Normalmente isso é realizado para “esquentar” madeira ilegal dos pátios. Devido ao transporte ilegal transportado anteriormente, os madeireiros não possuem créditos no sistema online do Ibama para os tipos de madeira que possuem no pátio. Então, eles precisam tentar passar com carga com tipos diferentes, como o ocorrido com a carga em questão.
 
Além do veículo, foram apreendidos 37,64 m³ de madeira serrada, que foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Crimes Ambientais da Capital pela PRF. 
 
O responsável pela madeira, residente em Campo Largo (PR), foi autuado administrativamente e multada R$ 11,4 mil. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.