PMA autua em R$ 6 mil homem que levava galos para participar de rinhas na Bolívia
/ Foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental de Miranda, cidade a 203 quilômetros de Campo Grande, encontrou durante barreira na BR 262, 10 galos de briga e duas galinhas sendo transportados em uma caixa de papelão na tarde deste domingo (22). A PMA foi procurada por um Policial Rodoviário Federal que ao abordar um veículo Toyota Hilux  encontrou os animais.

A PMA verificou que todos os galos tiveram as esporas removidas, o que caracteriza crime de maus-tratos, apesar de as aves não estarem em ato de rinha.

O infrator de 38 anos estava acompanhado de outra pessoa, a qual segundo ele não tinha responsabilidade com o transporte. Ele afirmou que a aves teriam vindo de avião de Salvador, ele havia as retirado no aeroporto de Campo Grande e levaria até a Bolívia para participar de rinhas. O homem, residente em Campo Grande, afirmou que conhecia o proprietário dos galos, pois também é natural de Salvador.

Foram apreendidas as 12 aves, além do veículo. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 6.000,00. Ele também foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Miranda e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais. Se condenado, poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção. A Polícia Civil investigará o caso para identificar o proprietário dos galos que também responderá pelo crime ambiental.