Diversos petrechos de pesca ilegais também foram apreendidos.

PMA apreende petrechos ilegais de pesca no Rio Dourados
Os infratores que armaram os petrechos não foram localizados. / Foto: Divulgação PMA

Durante fiscalização fluvial no rio Dourados desde quarta-feira (16), policiais militares ambientais de Dourados fiscalizaram 14 embarcações, bem como pessoas que pescavam nos barrancos do rio Dourados e abordaram um total de 26 pescadores. Diversos petrechos de pesca ilegais também foram apreendidos. 

A PMA constatou que os pescadores abordados pescavam legalmente, porém, a equipe localizou e retirou do rio, uma corda de espinhel com 20 anzóis, uma rede de pesca, além de 137 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados no curso d’água. Os infratores que armaram os petrechos não foram localizados.

Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados dos rios pelos policiais. Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.