PMA apreende madeira nobre extraída de área indígena em MS
Caminhão com madeira extraída ilegalmente de reserva indígena foi apreendido em Bodoquena pela PMA. / Foto: Divulgação/PMA

Um carregamento de madeira de aroeira, árvore nobre que é protegida por lei, e de ipê, que foi extraído ilegalmente da reserva indígena Kadiwéu, foi apreendido nesta quinta-feira (26) pela Polícia Militar Ambiental (PMA), na estrada do distrito de Morraria.  A área indígena está localizada entre os municípios de Corumbá e Porto Murtinho, mas tem a aldeia maior mais próxima de Bodoquena.

Segundo a PMA, o carregamento era transportado em um caminhão onde estavam duas pessoas, entre elas um indígena que teria vendido a madeira. Á frente seguia um outro veículo, que era o batedor da carga, e que era conduzido pelo homem que comprou o carregamento.

No caminhão estavam 50 postes de aroeira e 200 pranchas de ipê. Como não possuíam autorização nem para o corte nem para o transporte da madeira, cada um dos três suspeitos foi autuado em R$ 15,9 mil, totalizando R$ 47,7 mil em multas aplicadas pela PMA. Além disso, os dois veículos foram apreendidos e encaminhados com os três para a Delegacia de Polícia Civil de Bodoquena, onde foram autuados e responderão por crime ambiental, com pena prevista em caso de condenação de um a dois anos de prisão. A pena é agravada devido ao corte proibido da aroeira.

De acordo com a PMA, portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proíbe o corte da “aroeira” e de algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais.