A retirada desta quantidade de redes dos rios impede a degradação dos cardumes.

PMA apreende 1 km de redes de pesca e liberta 18 kg de peixes dos petrechos ilegais
PMA apreende 1 km de redes de pesca e liberta 18 kg de peixes dos petrechos ilegais / Foto: PMA

Em fiscalização ambiental no lago da usina Sérgio Motta no município de Anaurilândia, no rio Paraná, Policiais Militares Ambientais do Grupamento de Porto Primavera, em Anaurilândia, apreenderam ontem e na madrugada e manhã de hoje (9), 15 redes de pesca (petrecho proibido) armadas no lago, medindo 1.080 metros.

Os petrechos ilegais estavam armados a menos de 1.000 metros da barragem, que é local proibido à pesca, mesmo com petrechos permitidos. Os infratores que armaram os petrechos não foram encontrados e nem identificados. Durante a retirada dos petrechos ilegais realizada pelos Policiais, foram soltos mais 18 kg de pescado das espécies curimbatá, piavuçu e outras que estavam vivos e presos às redes. Os infratores proprietários das redes não foram identificados.

A manutenção da fiscalização e retirada desses petrechos precisam ser constantes, tendo em vista, a grande capacidade de captura e ocasionamento de mortes dos peixes, devido ao grande poder de captura deste tipo de petrecho ilegal.