Droga conhecida como 'supermaconha' pela alta concentração de THC veio de Manaus. Desde o começo do ano, 159 pessoas foram presas com entorpecentes no terminal.

PF prende homem com 84 kg de
Tijolos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal / Foto: TV Globo/Reprodução

Uma pessoa foi presa nesta terça-feira (20) com 84 kg de skank, uma espécie de maconha com maior concentração do princípio ativo, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

A droga foi embarcada num voo de Manaus, capital do Amazonas, para Cumbica. Nenhum passageiro acompanhou o transporte. O voo chegou ao aeroporto de Guarulhos na noite de segunda (19). Depois que a empresa aérea deu o alerta, a Polícia Federal esperou a pessoa encarregada de retirar as drogas por 12 horas.

O proprietário da encomenda, um homem de 39 anos, foi preso. Ele não tinha passagem pela polícia.

Na sala da perícia, um tablete foi colocado ao lado do outro. O perito da PF cortou a embalagem de cada pacote e recolheu amostras para mandar ao laboratório. Ele também fez um teste químico preliminar: colocou uma lasca da droga num recipiente e usou dois reagentes.

A cor vermelha indicou a concentração de tetrahidrocanabinol, o THC, princípio ativo da maconha. Os pacotes estavam escondidos em três caixas de isopor, enroladas em plástico para disfarçar o cheiro.

Segundo a Polícia Federal, esse tipo de droga é muito comum na região Norte do país. “Recentemente, no aeroporto de Manaus, foi realizado uma operação para incrementar a fiscalização de voos que vinha aqui para a região Sudeste”, disse o delegado Marcelo Ivo de Carvalho. “Somente em 20 dias foram apreendidos mais de 200 kg dessa mesma substância.”

Do começo do ano até agora, 159 pessoas foram presas com drogas no Aeroporto de Guarulhos. O número já é maior que o ano passado inteiro.

Uma tonelada de maconha
 
Também nesta terça, a polícia apreendeu um caminhão com uma tonelada de maconha na Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, no ABC.

A droga estava em uma carreta que seguia para a Bahia. Um patrulhamento de rotina flagrou o veículo em alta velocidade e mandou que o motorista parasse, mas ele não obedeceu. Ao parar num pedágio, foi abordado e, questionado, disse que transportava peças de moto.

Quando os policiais abriram a lona do contêiner, os policiais perceberam pelo cheiro a carga de maconha. Foram encontrados 836 tabletes de droga e o motorista foi preso em flagrante.