Entre os crimes investigados estão furto e estelionato qualificado, peculato e uso de documento falso. O esquema contava com a ajuda de um funcionário do banco.

 PF prende 12 pessoas em ação contra roubo de dinheiro de clientes da Caixa Econômica Federal
Mandados estão sendo cumpridos em várias cidades de três estados / Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) cumpre uma operação contra uma quadrilha suspeita de roubar cerca de R$1,3 milhão de contas poupança de clientes da Caixa Econômica Federal.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas em cidades do Paraná, Santa Catarina e da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (15). O esquema contava com a ajuda de um funcionário da Caixa.

Dos 13 mandados de prisão, 12 tinham sido cumpridos até as 7h50. A ação foi batizada de "Duas Caras".

De acordo com as investigações, a quadrilha fraudava cartões da Caixa e roubava dinheiro das contas de clientes com grandes saldos. Ao menos 400 transações financeiras teriam sido realizadas, entre saques e transferências.

Entre as vítimas estão aposentados, empresários e um jogador de futebol, segundo apurou a RPC, afiliada da TV Globo.

Ao todo, foram expedidos 56 mandados judiciais, sendo 23 de busca e apreensão, seis de prisão preventiva, sete de prisão temporária, seis de sequestro de bens e um mandado de suspensão do exercício da função pública por equiparação.

Os crimes investigados são furto qualificado, estelionato qualificado, peculato, que é quando um funcionário público se apropria de valor ou bem público, uso de documento falso, falsificação de documento público e associação criminosa.

No Paraná, as ordens judiciais estão sendo cumpridas em Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Matinhos e Guaratuba; em Santa Catarina, em Palhoça; e na Paraíba, em João Pessoa.

Como funcionava o esquema
 
O funcionário que facilitava o esquema, de acordo com a PF, pesquisava e identificava contas poupança de clientes com grandes saldos e que não apresentava histórico de retiradas. Ele repassava os dados dos clientes ao líder do grupo criminoso.

Por sua vez, o líder solicitava a emissão de documentos falsos e complementava os demais dados necessários com outros participantes do grupo, que geralmente possuíam acesso a banco de dados, em razão de suas profissões.

Na sequência, os investigados entravam em contato com a central de cartões da Caixa e, se passando pelos clientes, informavam a “falsa” perda do cartão para gerar outro.

Os cartões eram retirados nos centros de distribuição dos Correios também com o uso de documentos falsos. Depois, os criminosos faziam uma série de saques nos caixas eletrônicos, compras em débito automático e saques e transferências na boca do caixa até que o dinheiro nas contas se esgotasse.

O nome da operação
 
O nome da ação é uma referência a atuação do funcionário da Caixa investigado, que “age de um jeito ou de outro dependendo com quem está”, ainda conforme a PF.
 

Funcionário da Caixa preso por facilitar outro esquema
 
Um funcionário da Caixa foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (12) no bairro Tatuquara, em Curitiba, suspeito de facilitar um assalto em uma agência bancária que fica no mesmo bairro, em maio do ano passado.

Segundo a PF, o homem avisava aos ladrões sobre as quantias de dinheiro armazenadas nos caixas e sobre o momento adequado para o roubo na agência, que era sempre após o expediente. Em um dos roubos, os ladrões levaram R$ 208 mil.

Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dele e apreenderam uma arma com documentação irregular.