O presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, Luiz Martiniano de Aquino (PSC), o Luiz Panela, e dois servidores da unidade local do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram indiciados pela Polícia Federal por cinco crimes de apropriação ou desvios de valores públicos, peculato.

Os crimes teriam sido cometidos entre os anos de 2005 e 2006 em Aparecida do Taboado, município no leste do Estado e distante 455 km da Capital. A polícia apurou que o trio foi responsável por fraudes em processos de aposentadoria que podem ter causado prejuízos de R$ 250 mil aos cofres públicos.

Durante as investigações, além do vereador, e dos servidores R.F.Q.B., 41 anos, e um ex-servidor do INSS, C.C.A., 61 anos, as fraudes tinham participação de e funcionários de escritório de contabilidade, produtores rurais e políticos emitiram declarações falsas de tempo de trabalho e as utilizaram em processos administrativos de aposentadorias, que, segundo a polícia, foram ilicitamente concedidas.

De acordo com a PF, alguns dos envolvidos no esquema de fraude ao INSS já haviam sido indiciadas em outro inquérito policial por fatos semelhantes, e ainda são alvo dos agentes.

Se condenados, os envolvidos por pegar até 12 anos de prisão pelo crime de peculato.

Luiz Panela foi procurado na Câmara de Aparecida do Taboado para comentar o assunto, mas segundo a assessoria da Casa ele está em viagem para Brasília e só retorna no fim da semana.