A Polícia Federal desencadeou hoje uma mega operação para desarticular uma organização criminosa envolvida com o contrabando de cigarros e veículos na região de fronteira. Segundo informações da PF, a Operação Láparos prendeu 69 pessoas no Paraná (36 em Guaíra, 5 em Londrina, 8 em Maringá, 3 em Foz do Iguaçu e 17 em Cascavel.), entre estas, 29 policiais militares e civis.

De acordo com a Gazeta do Povo, a Justiça Federal expediu 150 mandados de busca e apreensão e 108 de prisão preventiva. O foco da operação foi a atuação da organização na fronteira do Paraná e do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rondônia.

Durante os 14 meses de investigações, 202 pessoas foram presas. Houve também a apreensão de 3 milhões de pacotes de cigarros, 6,5 toneladas de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai, 19 caminhões, 76 veículos e 13 embarcações.

No Paraná, a operação é desencadeada nos seguintes municípios: Guaíra, Terra Roxa, Francisco Alves, Iporã, Mercedes, Vera Cruz do Oeste, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Tuneiras do Oeste, Icaraíma, Cafezal do Sul, Tapejara, Douradina, Ivaté, Londrina, Lidianópolis, Faxinal, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Medianeira, Matelândia, Maringá, Doutor Camargo, Terra Boa, Santa Fé, Astorga, Cianorte, Paiçandu, Cascavel, Assis Chateubriand, Corbélia, Formosa do Oeste, Tupassi, Toledo, Ubiratã, Marechal Cândido Rondon e Ouro Verde do Oeste.

As investigações da Operação Láparos estão sendo acompanhadas pela Corregedoria do órgão, que repudia o desvio de conduta e afirma que todos serão punidos com rigor.