Pesquisadores lançam colar que avisa quando a pessoa comeu demais
Colar monitora a ingestão de líquidos e alimentos. / Foto: Divulgação

Precisa de ajuda para começar a dieta nesta segunda-feira? Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia desenvolveu um colar que pode ser a solução: o aparelho monitora tudo o que você come e bebe. Ainda envia um alerta para o seu smartphone se você comer demais. Chamada WearSens, a gargantilha de metal tem um sensor que utiliza as vibrações no pescoço para monitorar o que o usuário bebe ou come. Os pesquisadores também criaram um aplicativo para dispositivos móveis que avisa quando a pessoa ultrapassa o limite diário de ingestão de calorias.

O WearSens também permite saber quando a pessoa comeu o tipo errado de alimentos. Os engenheiros responsáveis pelo projeto já fizeram testes em 30 pessoas, que provaram que o sensor funciona, de acordo com informações do tabloide britânico “Daily Mail”.

Mas a invenção não empolgou todo mundo. Alguns sites especializados em tecnologia compararam o objeto a uma coleira ou enforcador, mesmo que o colar não contraia quando a pessoa come demais.

A equipe da Universidade da Califórnia garantiu que o WearSens funciona porque cada alimento ocasiona um padrão diferente de vibrações na garganta. Por isso, o aparelho é capaz de descobrir o que a pessoa consome de acordo com as mudanças na pressão ou força. Em testes com um cardápio limitado, o colar acertou, com 90% de precisão, a diferença entre alimentos sólidos e líquidos, e até mesmo a diferença entre bebidas quentes ou frias.

Em uma vídeo de demonstração, o aplicativo pergunta ao usuário, a idade, altura, peso e objetivo, como perder peso ou manter. A partir disso, o programa passa a relatar o que a pessoa comeu e o quão rápido comeu, além de fazer recomendações, como a importância de não pular refeições.

Ao “Daily Mail”, os pesquisadores acrescentaram que o sensor teria outras aplicações. O colar “dedo-duro” também pode servir para quem toma medicamentos todos os dias e para monitorar a respiração de pacientes que passaram por transplante, já que a respiração anormal pode ser um indicador precoce de que o órgão está sendo rejeitado. Até mesmo fumantes que querem se livrar do vício podem se beneficiar, já que o dispositivo também percebe quando a pessoa está dando baforadas por causa dos movimentos no pescoço.