Na sexta-feira à tarde, o incêndio começou pela primeira vez, mas voltou à noite e na manhã deste sábado
Pela segunda vez, incêndio retornou à área de vegetação do Assentamento Santa Mônica em Terenos na manhã deste sábado (13). As chamas começaram às 15h de sexta-feira, foram apagadas por volta de 17h, mas voltaram às 22h e cessaram, mais uma vez, por volta de meia-noite. Hoje, moradores acordaram surpresos com as altas labaredas, que voltaram a queimar o terreno.
“Era 4h da manhã, levantamos para ver se estava tudo bem e o fogo já estava subindo de novo, muito alto, achamos que não íamos conseguir apagar”, afirma a moradora Andreia Rufino Feitosa. Então, moradores e brigadistas do Corpo de Bombeiros atuaram para apagar o incêndio, que terminou por volta de 6h.
No entanto, moradores do assentamento seguem preocupados com a possibilidade de retorno das chamas. “Moradores estão de trator e caminhonete carregando água e abastecendo vasilhas, porque pode ser que o fugo suba de novo”, relata Andreia Feitosa.
“Não tem como pegar fogo nas casas, porque em volta está tudo limpo, chão seco. O perigo é acabar com as criações da gente, mas Deus proverá”, diz a moradora. Segundo ela, a vizinhança está em alerta porque ainda há muitos focos de calor ativos na vegetação e há bastante vento na região nesta manhã.
Sem comunicação
Na região, os moradores possuem acesso à internet, porém, não há cobertura para ligação convencional, necessária para entrar em contato com o 193 ou 190. Os moradores se comunicam por ligações via WhatsApp, serviço que não possibilita o contato com o serviço de emergência.
“A primeira coisa que fazemos quando começa a pegar fogo é ligarmos para o pessoal da cidade para poder ligar para os Bombeiros. Minha mãe, minha nora, em Campo Grande, nós ligamos para que eles liguem para os Bombeiros, mas não tem sucesso, Bombeiro não vem aqui”, diz a moradora Andreia Rufino Feitosa
A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e aguarda retorno.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!