Agulhão-negro foi localizado em praia de Itanhaém (SP) e recolhido por pesquisadores do Instituto Biopesca. É o primeiro da espécie localizado em praias da Baixada Santista.

Peixe gigante raríssimo de mais de 200 Kg é achado em praia
Agulhão-negro de mais de 200 kg foi encontrado em praia / Foto: Divulgação/Instituto Biopesca

Um agulhão-negro (Makaira nigricans) de 3,6 metros de comprimento e 202 kg foi encontrado sem vida na faixa de areia de Itanhaém, no litoral de São Paulo.

O peixe, cujo aparecimento na costa é considerado raro por especialistas, foi recolhido e submetido à análise para determinar as causas da morte.

O peixe foi localizado durante o monitoramento feito em praias do litoral sul por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Uma vez encontrado já sem vida, o peixe foi recolhido e levado à Unidade de Estabilização do Instituto Biopesca, em Praia Grande.

O instituto informou que o professor e biólogo Teodoro Vaske Junior, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), considerou "rara" a ocorrência.

Ainda de segundo ele, trata-se do primeiro animal da espécie encontrado encalhado em uma praia da região.

“É uma espécie oceânica de águas quentes, e que tem um bico mais curto do que as demais espécies de agulhões”, explicou ao instituto. O agulhão-negro alimenta-se de outros peixes e lulas e pode passar dos 600 kg. Ainda não se pode definir o que o fez chegar à praia.

Junto com equipes de biólogos do instituto, o animal foi avaliado e teve amostrar recolhidas, que serão analisadas para identificar a causa da morte. De acordo com o biólogo Márcio Ohkawara, do Biopesca, nestes casos, é preciso cautela e evitar o consumo de peixes encontrados neste estado.

“Assim como a maioria dos peixes oceânicos, ele também está no radar de pesca predatória, e oferece riscos a quem o consome, principalmente em caso de encalhe, já que não se pode saber o que levou o animal à morte”.

Projeto
 
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

A iniciativa tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.