Golpista de MS entrou em contato, dizendo que cartão estava sendo usado e seria necessário fazer o cancelamento. No entanto, a intenção é pegar os dados e usá-lo.

Um pecuarista e advogado, de 72 anos, esteve na delegacia, em Campo Grande, nesta terça-feira (16) para denunciar o prejuízo de R$ 21 mil, ao cair no golpe do cartão de crédito, segundo a polícia.
A vítima conta que, na última quarta-feira (10), recebeu ligação no telefone fixo de seu apartamento, localizado na rua das Garças, região central da cidade, onde uma pessoa se identificou como sendo da "central do cartão de crédito". A mulher então disse qual era o banco e a bandeira do cartão dele, ressaltando que, possivelmente, ele estava sendo usado por terceiros para a compra de um celular em um supermercado.
Na sequência, a suposta atendente disse que seria necessário fazer então o cancelamento do cartão, porém, o idoso precisava "escrever uma carta a próprio punho", solicitando a nulidade. O próximo passo da golpista, ainda conforme o depoimento da vítima, foi a mulher afirmar que uma outra pessoa passaria no local para buscar o documento.
Pouco tempo depois, um homem, de nome Rodrigo, chegou ao local. Ele informou, ainda no interfone, um código inventado pelos golpistas e que a atendente falou que o homem falaria. A vítima então desceu e entregou o cartão e a carta a ele.
Na ocasião, a vítima apenas disse que percebeu que era um "homem alto, magro e de máscara", sendo que, ele não reparou mais detalhes. Nos próximos dias, o pecuarista comentou que ficou tranquilo porque era feriado. No entanto, nessa segunda-feira (15), ele entrou em contato com o gerente e este disse que não havia nenhum cartão cancelado, mas, sim gastos em torno de R$ 21 mil.
A vítima correu para a agência bancária, tirou extratos e fez o cancelamento. Ele pede a continuidade das investigações na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, como estelionato contra idosos.
"É um golpe bem elaborado, com foco em idosos. Eles ligam no telefone fixo, conversam bastante e, quando a pessoa fica mais receosa, ainda a orientam a ligar no 0800 do banco. Desta forma, continuam na linha e a pessoa disca, momento em que uma falsa atendente começa a questionar primeiro os dados, como CPF, código de segurança, entre outros. Da mesma forma, ela fala que alguém estaria usando o cartão no supermercado e fala do cancelamento e da carta que será necessário fazer", afirmou o delegado Mikail Faria, responsável pelas investigações.
Em outras situações, os bandidos chegam a falar para o idoso que é um policial civil quem irá na casa dele recolher ao cartão, graças a um convênio firmado entre o banco e a corporação.
"Os boletins de ocorrência neste sentido estão crescendo por aqui e recentemente tivemos a situação da pessoa ir na casa da vítima, recolher o cartão e quebrar na frente dela. No entanto, os golpistas já estavam fazendo compras na internet, pois, tinham todos os dados da pessoa e do cartão. Então, ela achou que estava tudo tranquilo, só que eles já estavam aplicando o golpe. É complicado e a pessoa precisa ter muita cautela", finalizou.
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