Patente da Apple sugere que iPhone será à prova de água no futuro
Patente da Apple reveste os componentes internos para protegê-los conta água. / Foto: Reprodução/USPTO

Um registro de patente solicitado pela Apple para impermeabilização de componentes internos do iPhone foi publicado nesta quinta-feira (5) pelo US Patent & Trademark Office, órgão competente dos Estados Unidos para estes casos. Com a ideia registrada, se torna  possível que a empresa fabrique seus próximos smartphones com peças que consigam repelir umidade.

Ao invés de fazer um invólucro externo que deixe todo o dispositivo impermeável, a patente da Apple sugere que cada componente interno possa ser protegido com este método, que segundo o registro é um “revestimento hidrofóbico integrado aos escudos de interferências eletromagnéticas (EMI) usados para proteger eletrônicos sensíveis a água”.

A tecnologia pensada pela Apple pode proteger totalmente a placa de circuito interna, enquanto as soluções encontradas por outras empresas do ramo, como Samsung ou Sony, colocam seus revestimentos de forma externa, ao construírem caixas mais robustas para seus aparelhos.

Se a Apple dá sinais de que vai, finalmente, correr atrás da concorrência neste quesito, por outro lado, o próprio site 9to5Ma,  que trouxe a notícia à tona, alerta para o fato da companhia registrar mais patentes do que ela realmente usa em seus lançamentos mais próximos. O próprio texto da patente não deixa claro se este recurso seria utilizado somente em iPhones, apenas o desenho denuncia que o foco pode ser realmente o smartphone da empresa.